Fundada há 160 anos na cidade do Rio de Janeiro, pelo então imperador D. Pedro II, a Caixa Econômica surgiu sob o propósito de incentivar a poupança, tornando-se uma das opções de investimento mais seguras e acessíveis a todos os perfis. Foi, inclusive, bastante procurada por escravos, que ali criavam suas poupanças para a carta de alforria.

Em 1931, a Caixa inaugurou as operações de empréstimos consignados e assumiu, em 1934, a exclusividade de empréstimos sob penhor. Ao longo dos anos, foi conquistando cada vez mais a confiança da população, até que em 1969, tornou-se uma empresa pública, assumindo diversos deveres e obrigações com serviços sociais, que promovem a cidadania. Sua trajetória caminha lado a lado com o desenvolvimento do Brasil, acompanhando a evolução e o crescimento da sua população.

Atualmente, a Caixa Econômica Federal é o maior banco social do país, sendo responsável pela administração do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, FGTS, Sistema Financeiro de Habitação e o monopólio das Loterias Federais. São esses fatos que estreitam suas relações com a população, compreendendo suas necessidades e incentivando a conquista de seus sonhos. Neste último ano, a instituição mais uma vez provou sua importância como empresa pública ao atender às demandas da população durante a pandemia. Nós, aposentados e pensionistas da Caixa Econômica, temos imenso orgulho por ter feito parte da história da instituição e admiração pela geração atual, que trilha um caminho de sucesso para o futuro, sempre acreditando nas pessoas.

 

Parabéns Caixa Econômica Federal, por estar fazendo a diferença há 160 anos na vida de todos os Brasileiros.