O Presidente da FENACEF – Edgard Bastos Lima e a Vice Presidente Maria Lúcia C. Dejavite reuniram-se com Janaína Bosa Daniel e Semiramis Melo Sá – VILOP para tratar de Saúde CAIXA.
O objetivo é buscar solução para as dificuldades de atendimento que os aposentados e pensionistas vem enfrentando nos Canais oficiais do Saúde Caixa.
– Após breve contextualização da atual situação e das conquistas já implementadas, a FENACEF expôs alguns retrocessos e as críticas que vem sendo feitas pelos aposentados, por exemplo: renovação do beneficiário ao Saúde CAIXA após 5 anos, descredenciamento de laboratórios e clinicas médicas, muito atraso nas solicitações.
A gerente Semiramis Sá afirmou que: “passamos por alguns ajustes, e de fato tivemos atraso nas respostas, em Fevereiro e Março. Em Abrill as ocorrencias já foram todas regularizadas, e as demandas estão sendo atendidas no prazo. Estamos fazendo um trabalho de atualização dos scripts de atendimento, aparando as arestas e exigindo capacitação dos terceirizados. Eles precisam estar habilitados a fazer esse atendimento ao usuario do Saúde Caixa. Minha visão é positiva, acredito que vai melhorar muito”.
– Com a reestruturação ocorrida na Caixa, toda a Equipe do Saúde CAIXA está vinculada à VILOP. Dessa forma, ficou definido que a interlocução será centralizada na Gerente Executiva Semiramis Sá.
Quanto às reclamações sobre mensalidades cobradas a maior dos recém-aposentados, pede-se atenção aos colegas que se aposentam via PDV. Alguns informam à CAIXA o valor do beneficio INSS, , mas não enviam a Carta de Concessão, que é um documento indispensável. . Nessa situação a cobrança do Plano passa a ser o que termina o RH 222 : Enquanto não for atualizada a remuneração base (RB), a cobrança se dará com base na última RB da ativa.
Quanto à falta de informações, foi prometido um plano de Comunicação, que precisará contar com a ajuda da FENACEF e suas federadas para chegar a todos . De imediato, será retomado o incentivo à utilização da Telemedicina, e lançado o Programa Telemonitoramento de usuários com patologias crônicas. Serão acompanhados 1.200 beneficiários que se enquadram nessa situação, devidamente selecionados conforme histórico de utilização.
“Muita gente não conhece , é preciso reforçar a comunicação” , disse Semíramis.
Ressaltou ainda a importância de todos atendimentos serem via Central de atendimento , com respectivos protocolos gerados, mesmo que posteriormente se tenha que buscar alternativas.
O presidente Edgard Bastos falou sobre a importancia de “iniciar uma discussão sobre a prevenção da saúde. As medidas preventivas são mais interessantes para o plano de saúde, do ponto de vista do custo. O cuidado preventivo interessa a todos, ao plano e aos usuários. Ações preventivas, e não reativas”.
A vice-presidente Maria Lucia Dejavite levantou o problema dos descredenciamentos, que atinge duramente algumas regiões. A Gerente Semiramis Sá informou que a partir de Abril foram formadas tres Coordenações regionais, que tratarão de credenciamentos e negociações. Essas Coordenações terão um olhar mais cuidadoso com a rede de credenciados, e espera-se uma maior organização desse processo. Mesmo do ponto de vista do custo, é importante para o Plano de Saúde ter uma ampla rede de credenciados.
A FENACEF sabe o quanto o bom atendimento no Plano de Saúde impacta na qualidade de vida dos aposentados, e continuará atenta.