O Presidente da FENACEF – Edgard Bastos Lima e a Vice Presidente Maria Lúcia C. Dejavite  reuniram-se  com  Janaína Bosa Daniel e Semiramis  Melo Sá – VILOP para tratar de Saúde CAIXA. 

O objetivo é buscar solução para  as dificuldades de atendimento que os  aposentados e pensionistas vem enfrentando nos Canais oficiais do Saúde Caixa. 

– Após breve contextualização da atual situação e das conquistas já implementadas, a FENACEF expôs alguns retrocessos e as críticas que vem sendo feitas pelos aposentados,  por exemplo: renovação do beneficiário ao Saúde CAIXA após 5 anos, descredenciamento de laboratórios e clinicas médicas, muito atraso nas solicitações. 

A gerente Semiramis Sá  afirmou que: “passamos por alguns ajustes, e de fato tivemos atraso nas respostas, em Fevereiro e Março. Em Abrill as ocorrencias já foram todas regularizadas, e as demandas estão sendo atendidas no prazo. Estamos fazendo um trabalho de atualização dos scripts de atendimento, aparando as arestas e exigindo capacitação dos terceirizados. Eles precisam estar habilitados a fazer esse atendimento ao usuario do Saúde Caixa.   Minha visão é positiva, acredito que vai melhorar muito”.  

– Com a reestruturação ocorrida na Caixa, toda a Equipe  do  Saúde CAIXA  está  vinculada  à VILOP.  Dessa forma,  ficou definido que a interlocução será centralizada na Gerente Executiva Semiramis Sá. 

Quanto às reclamações sobre mensalidades cobradas a maior dos recém-aposentados, pede-se atenção aos colegas que se aposentam via PDV. Alguns  informam  à CAIXA o valor do beneficio INSS, , mas não enviam a Carta de Concessão, que é um documento indispensável. .  Nessa situação a cobrança do Plano passa a ser o que termina o RH 222 : Enquanto não for atualizada a remuneração base (RB), a cobrança se dará com base na última RB da ativa.

Quanto à falta de informações, foi prometido  um plano de Comunicação, que precisará contar com a ajuda da  FENACEF e suas federadas para chegar a todos .  De imediato, será retomado o incentivo à utilização da Telemedicina, e lançado o Programa Telemonitoramento de usuários com patologias crônicas. Serão acompanhados 1.200 beneficiários que se enquadram nessa situação, devidamente selecionados conforme histórico de utilização.

“Muita gente não conhece ,  é preciso  reforçar a comunicação” , disse Semíramis. 

Ressaltou ainda a importância de todos atendimentos serem via Central de atendimento , com respectivos protocolos gerados, mesmo que posteriormente se tenha que  buscar alternativas.

O presidente Edgard Bastos falou sobre a importancia de “iniciar uma discussão sobre a prevenção da saúde. As medidas preventivas são mais interessantes para o plano de saúde, do ponto de vista do custo. O cuidado preventivo interessa a todos, ao plano e aos usuários. Ações preventivas, e não reativas”. 

A vice-presidente Maria Lucia Dejavite levantou o problema dos descredenciamentos, que atinge duramente algumas regiões.  A Gerente Semiramis Sá informou que a partir de Abril foram formadas tres  Coordenações regionais,  que tratarão  de credenciamentos e negociações. Essas Coordenações terão um olhar mais cuidadoso com a rede de credenciados, e espera-se uma maior organização desse processo.   Mesmo do ponto de vista do custo, é  importante para o Plano de Saúde ter uma ampla rede de credenciados.

A FENACEF sabe o quanto o bom atendimento no Plano de Saúde impacta na qualidade de vida dos aposentados, e continuará atenta.