Entre os dias 12 e 17 de maio de 2022, foi realizada em Fortaleza no Ceará a XI edição dos Jogos FENACEF. Essa edição contou com mais de 1700 participantes. O evento foi realizado no Centro de Formação Olímpica – CFO.
Várias modalidades esportivas foram disputadas, desde jogos de salao, como canastra, dominó e xadrez, até corridas de rua, natação, futebol e vôlei, num total de 14 modalidades.,
Todas as Associações de Aposentados se fizeram representar no grande encontro promovido, organizado e realizado pela FENACEF. O Evento foi um sucesso, pois as pessoas estavam ansiosas para essa retomada de confraternização após dois anos impedidos pela pandemia de SARS-COV2.
Para garantir o bom desenvolvimento dos jogos a FENACEF cumpriu rigorosamente o protocolo de saúde do Estado do Ceará, fazendo com que todo atleta apresentasse o certificado de vacinação com as doses regulamentares.
Hélio Kitamura, atleta de 69 anos, mareja os olhos já relembrando os Jogos de 2022. Ele, que jogou como goleiro no time soçaite do Paraná, teve uma contusão que o levou a receber sua medalha de prata numa cadeira de rodas, mas isso não alterou sua felicidade por estar nesse maravilhoso evento.
No Brasil, aposentadoria não é sinônimo de descanso. A afirmação é especialmente verdadeira para aqueles que dependem da Previdência oferecida pelo governo federal e também como os economiários que têm a FUNCEF para a complementação dos seus salários. Mesmo após décadas de trabalho e contribuição, o momento, que deveria ser de tranquilidade, vem se transformando em muitos casos em preocupação. O motivo? Os constantes ataques sofridos pela FUNCEF na gestão dos recursos destinados à complementação das aposentadorias dos seus participantes. É um dos principais focos do trabalho da FENACEF a defesa intransigente dos direitos e conquistas dos aposentados e pensionistas bem como de nosso Fundo de Pensão, a FUNCEF.
Então os aposentados e pensionistas encontram no esporte e eventos patrocinados e realizados pela FENACEF uma válvula de escape para amenizar todas essas lutas. É oportunidade de muita alegria e distração, de abraços, de rever e fazer amigos e de disputas leais e respeitosas nas diversas modalidades esportivas. Momento de recarregar as energias para retomar as lutas do dia-a-dia, pois o aposentado tem direito a uma aposentadoria digna, que garanta a integralidade de seu benefício.
No último dia do evento destaque para a organização do encontro no Centro de Convenções de Fortaleza, onde ocorreu a festa de encerramento e premiação por modalidade.
Em destaque, as delegações com melhores desempenhos em número de medalhas: 1º Paraná; 2º Minas Gerais e 3º São Paulo. finalizando com um Show dançante do cantor Chambinho do Acordeon, prata do Ceará.
Registre-se, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a hospitalidade dos colegas cearenses que souberam receber bem os visitantes, numa festa de congraçamento que agradou a todos, deixando sempre aquele gostinho de quero-mais.
Este ano a FENACEF, visando acompanhar as tendências do marketing de comunicação, fez com que todas as modalidades tivessem gravação em vídeo de pelo menos uma tomada em movimento para eternizar a imagem dos nossos colegas aposentados.
O presidente da associação anfitriã – ACEA, Tadeu Fontenelle, em fala emocionada, agradeceu a presença de todos em tão marcante evento.
Finalizando, antes da declaração de encerramento, disse o presidente da FENACEF, Edgard Lima:
“Gente, gratidão a todos pelo comprometimento, pelo amor e senso de responsabilidade, pela visão da oportunidade de vida que temos e, graças a Deus, conseguimos produzir. Muito bom perceber que fomos e somos uma grande equipe, com diferentes visões moldando soluções. Não perderia por nada neste mundo a chance de estar neste time de feras! Que bom que não acabou aqui!!! Abraço a todos e até os próximos JOGOS DA FENACEF”. Finalizou o presidente da FENACEF, Edgard Lima.
PARA VER A COBERTURA EM VÍDEO BASTA ACESSAR O CANAL DO YOUTUBE DA FENACEF PELO LINK: https://youtube.com/channel/UCTyud0U9EZ_SJFaTF3CuMTw