A atuação da FENACEF em Brasília está cada vez mais consistente, seja do ponto de vista jurídico, político ou legal. Além das questões relacionadas à aprovação do PL 8821/17 e da mobilização de autoridades e opinião pública contra a repactuação do acordo de leniência da J&F, a FENACEF tem se empenhado para ampliar o leque na capital federal no sentido de estreitar relacionamentos, construir pontes e, efetivamente, colocar em prática sua missão de defender os direitos  da categoria.

Assim aconteceu na quarta passada (30/08). Com uma agenda cheia, os dirigentes da Federação, Edgard Lima e Maria Lúcia Dejavite, percorreram entidades, conversaram com gestores e articularam com políticos sobre temas que afetam diretamente seus representados.

Incorporação do REB ao novo plano
A agenda teve início às 10h com a diretoria da FUNCEF, em reunião para conhecer e analisar os projetos da Fundação com relação à incorporação do REB ao Novo Plano. Marcaram presença os dirigentes da Fenae, Fenag, Fenacef, Advocef e Uneicef.

“Avançamos bem rumo à incorporação tão desejada pelos participantes do REB, estamos em diálogo permanente com a CAIXA e com as entidades para refinarmos a proposta com vistas à melhor e mais segura solução. Entendemos o anseio e reafirmamos que estamos de mãos dadas nessa jornada, trabalhando diuturnamente para acelerarmos todos os trâmites dentro da previsão legal”, afirmou o presidente da Fundação, Ricardo Pontes.

Depois da aprovação da incorporação pelo Conselho Deliberativo da FUNCEF, a proposta seguirá para avaliação de CAIXA e Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) antes de chegar à Previc, órgão fiscalizador dos fundos de pensão. 

PL 7419/2006 E OS PLANOS DE SAÚDE
Após o almoço, às 13h30, o presidente e a vice-presidente da FENACEF seguiram para a agenda com o deputado Duarte Júnior (PSD/MA), relator do PL 7419/2006, que trata do regramento dos Planos de Saúde, incluídos os Planos de Autogestão por RH como o Saúde CAIXA. Como encaminhamento, a FENACEF ficou de enviar ao deputado sugestões para apreciação e inclusão no relatório, que será apresentado em 11/09, visando a proteção e manutenção dos Planos de Autogestão, com suas especificidades, uma vez que esses não visam lucros e seus reajustes são diferenciados dos Planos de mercado.

Linha de crédito mais acessível aos aposentados
Duas horas depois, 15h30, foram à CAIXA para reunião com a vice-presidente de Negócios de Varejo, Maria Cristina Abdelnour Farah. Na pauta, a solicitação da criação de uma linha de crédito com taxa de juros mais acessível aos aposentados, bem como acolhimento diferenciado para a categoria nas agências da instituição.  

Saúde Caixa com VP de Gestão de Pessoas da Caixa
No penúltimo compromisso da “maratona Brasília”, às 16h, os dirigentes foram ao encontro do VP Gestão de Pessoas da Caixa, Sérgio Mendonça, para tratar do Saúde Caixa, no âmbito do PL 7419/2006, e solicitar a revisão da exigência do cumprimento do CPC 33 que impõe à CAIXA o provisionamento do pós-emprego. Na oportunidade, também trataram da participação do vice-presidente no Simpósio FENACEF 2023, em Gramado/RS.

Posse nova diretoria e CD da ANEAC
Para finalizar a agenda, às 20h, os dirigentes participaram da posse da nova diretoria e membros do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Engenheiros, Arquitetos e Administradores de Rede da CAIXA (ANEAC).

Com informações e fotos do site da FUNCEF.