Em movimento coordenado pela CONTRAF-CUT e denominado #QueremosSaúdeCaixa, a FENACEF, suas Associações federadas e os mais de 50 mil aposentados Caixa no Brasil se uniram aos trabalhadores da ativa em manifestações durante o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa (30/11), para reivindicar a manutenção do plano que ajudaram a construir por décadas.
De norte a sul do País, na frente das agências da Caixa Econômica e na internet, trabalhadores e aposentados clamaram pela retirada do teto de 6,5% do estatuto do plano, retorno das despesas administrativas para a Caixa, não cobrança por faixa etária e, principalmente, pela manutenção dos princípios do plano, o pacto intergeracional, a solidariedade e o mutualismo.
“São esses princípios que permitem que o plano nos acolha. Se eles forem desconsiderados, o Saúde Caixa simplesmente perderá a sua essência e passará a cobrar por faixa etária, e não podemos permitir isso. Quando jovens, contribuímos para que os mais velhos tivessem um plano digno, e agora chegou a nossa vez de também ter esse direito”, enfatizou Edgard Lima, presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (FENACEF).
Outro ponto bastante criticado nas manifestações foi a necessidade de mais clareza dos números sobre a “saúde” financeira do plano. Edgard argumenta “que não é possível fazer uma negociação justa, sem ter acesso a números que sejam realmente auditáveis”.
Uma só voz em Brasília
O movimento surtiu efeito também na capital do País. A repercussão das manifestações chamaram a atenção da Caixa em Brasília, que abriu oportunidade para a realização de reunião na próxima quarta-feira (01/11) com a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE), da qual a FENACEF também faz parte.
“Se não tivermos a manutenção de nossas reivindicações, teremos mudanças profundas no plano que podem significar um salto no escuro. Salto esse que pode excluir os aposentados do Saúde Caixa”, concluiu o presidente da FENACEF.
Confira abaixo a participação dos aposentados no Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa.