No último dia 13/09, foi realizada reunião entre a FUNCEF, FENACEF e outras entidades representativas para discutir a formalização dos trâmites que envolvem a implementação da consulta pública aos participantes e assistidos do plano REG/Replan Saldado. A consulta, marcada para ocorrer nos dias 20 a 27 de setembro, será feita por meio do site da FUNCEF e do aplicativo, permitindo que cada participante acesse com uma senha específica para votar.
O objetivo da consulta é decidir sobre a aprovação da proposta que visa a redução dos valores do equacionamento, pago atualmente pelos participantes e assistidos, em 43%, o que traria um alívio financeiro significativo para os mais 54 mil participantes do Plano, dos quais cerca de 85% são aposentados e pensionistas.
Segundo Valfrido Oliveira, presidente da FENACEF, “a proposta certamente gerará um alívio financeiro significativo para todos os aposentados. Para nós, será um avanço”, afirmou.
Desde o anúncio inicial, feito em fevereiro deste ano, a proposta evoluiu, incorporando melhorias importantes como a criação do pecúlio e a assinatura de um acordo com a Caixa Econômica Federal a respeito do contencioso trabalhista, com formalização prevista para final de setembro.
O presidente da FENACEF enfatizou ainda a recomendação da entidade em favor da aprovação da proposta.
“Devemos orientar nossos colegas assistidos a aceitarem a proposta do grupo de trabalho Caixa/FUNCEF. Isso permitirá que o processo siga rapidamente para os órgãos competentes como a Previc, e, com otimismo, seja implementado até o Natal, como um presente para todos os participantes e assistidos”, concluiu Valfrido.
A expectativa do presidente da FENACEF é que mais de 25% dos aposentados e pensionistas do REG/Replan Saldado participem da consulta, o que, segundo ele, será fundamental para a aprovação e melhoria das mudanças propostas.