Por que a Fenacef indica voto SIM na consulta?
1. Não há retirada de direitos. Há antecipação de valores que seriam pagos num futuro incerto, DEPOIS da morte do titular do plano.
Com a proposta, esses valores são trazidos para o presente, em forma de redução do equacionamento. Será um alívio financeiro para os aposentados e pensionistas.
2. A idade média dos participantes do plano REG/Replan Saldado é de 69 anos. Não podemos esperar indefinidamente por soluções, enquanto nosso poder de compra deteriora ano a ano, afetando nossa qualidade de vida. Queremos soluções agora!
Ressalte-se ainda o especial momento favorável, em que Caixa e Funcef estão em convergência, dispostas ao diálogo e à solução.
3. Não há paralelo entre a consulta de alongamento de prazo realizada em 2021 e a consulta atual. Naquela, o prazo proposto era de 440 meses, enquanto que nesta o alongamento é de 6 anos, ou 72 meses.
4. A reavaliação da meta atuarial é feita anualmente pela Funcef, e defendemos que deve ser feita com critérios técnicos, e não com objetivo de interferir no déficit.
O aumento da meta atuarial, sem o devido embasamento técnico, pode até reduzir o déficit num primeiro momento, mas nos empurrará para investimentos de maior risco, já que as opções mais conservadoras não atingirão a rentabilidade pretendida. Isso vai na contramão do que se espera em um plano já maduro.
Ressalte-se ainda que tanto o pagamento do contencioso quanto possível aumento da meta atuarial não alteram os equacionamentos que já estão em curso. Tem reflexos no déficit a equacionar, o que naturalmente é uma ótima coisa, mas em princípio não altera o desconto nos contracheques.
5. Depois de mais de uma década sem avanço algum nesse assunto, hoje temos perspectivas reais de pagamento do contencioso pela Caixa. Há esse compromisso por parte da patrocinadora.
Esse avanço na demanda do contencioso é uma vitória dos aposentados e deveu-se à firme atuação da Fenacef e de outras entidades.
A redução agora proposta é uma primeira medida, e continuaremos buscando a eliminação completa dos equacionamentos, bem como a reparação total dessa injustiça.