A FENACEF, representada pelo seu presidente Valfrido Oliveira e por sua diretora de Comunicação Vânia Lacerda, esteve presente no 72º Encontro Nacional de Associações de Gestores e Empregados da Caixa (ENAGECEF), realizado em São Paulo pela FENAG, no último dia 20/10. O evento reuniu mais de 200 gestores da Caixa, além de instituições como FUNCEF, ANEACFENAE e FUNCEF, e contou com a presença de representantes da própria Caixa Econômica Federal.

A FUNCEF, por meio de seu presidente Ricardo Pontes e de seus diretores Jair Ferreira, Rogério Vida e Gustavo Portela, apresentou um panorama sobre o desempenho dos investimentos dos planos de benefícios administrados pela Fundação. Ricardo Pontes destacou que, apesar dos desafios do primeiro semestre, há sinais de recuperação econômica que devem impactar positivamente o fechamento do balanço de 2024. Ele também relembrou conquistas da atual gestão, como o fim do equacionamento do REG/Replan Não Saldado e o andamento da proposta de redução de 43% nas taxas de equacionamento da modalidade Saldada.

A gestão de investimentos foi outro ponto de destaque, com Gustavo Portela explicando a estratégia da Fundação para tornar os resultados dos planos mais previsíveis a longo prazo. Ele destacou a migração de recursos da renda variável e a aquisição de títulos públicos de longo prazo, com retornos superiores à meta atuarial.

O evento também contou com a participação de Francisco Egídio, vice-presidente de Pessoas da Caixa, que apresentou dados sobre o quadro de empregados da instituição. Ele destacou que 45% do total de funcionários da Caixa são mulheres, embora apenas 23% ocupem cargos de liderança. A Caixa está trabalhando para ampliar a presença feminina em posições de gestão, além de incentivar a qualificação acadêmica dos funcionários, com a meta de ter 100% do quadro com ensino superior.

As entidades presentes aproveitaram o fórum para cobrar resultados positivos da FUNCEF, visando reduzir o déficit de R$ 7,7 bilhões, e pediram à Caixa avanços no combate ao assédio moral nas agências, além de uma maior valorização dos empregados.

A FENACEF, como representante dos aposentados e pensionistas da Caixa, reforça a importância de acompanhar de perto essas discussões, principalmente no que diz respeito à gestão da FUNCEF, cuja saúde financeira afeta diretamente os aposentados e pensionistas. A participação da Federação no evento reflete seu compromisso em seguir contribuindo para o fortalecimento da relação entre as entidades representativas e a Caixa.