O evento AMBEP 360º, promovido pela Associação de Beneficiários-Mantenedores da Petrobras (AMBEP), reuniu representantes das principais associações de aposentados e trabalhadores das estatais para debater estratégias de proteção dos fundos de pensão e defesa dos direitos previdenciários. A FENACEF (Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal), como entidade de defesa dos aposentados da CAIXA no Brasil, esteve presente, reafirmando seu compromisso com a luta pelos direitos dos beneficiários e a cooperação com outras associações para fortalecer a representatividade dos aposentados.
O presidente da AMBEP, Francisco Barreto, abriu o evento destacando o impacto da AMBEP 360º para a defesa dos direitos previdenciários e a importância da união entre as associações. “Hoje é um divisor de águas para a AMBEP e para todos nós. Este evento representa mais do que um encontro: ele simboliza nossa determinação em seguir o futuro, enfrentando desafios e defendendo os direitos dos nossos associados”, afirmou Barreto.
Compromisso com a Vigilância e o Engajamento dos Associados
Outro ponto abordado por Valfrido foi a necessidade de engajamento ativo dos próprios participantes e assistidos. Ele incentivou os associados a gerenciar as movimentações dos fundos de pensão e a influenciar nas decisões das fundações. “Cada participante deve se engajar. Verifique como seu patrimônio está sendo administrado e exija responsabilidade e transparência. Isso é um dever de todos”. disse Valfrido.
União e Representatividade das Associações
A necessidade de cooperação entre as entidades foi um dos temas centrais do painel “O Papel das Associações na Defesa dos Fundos de Pensão”, onde o presidente da FENACEF, Valfrido Oliveira , enfatizou a importância da união para aumentar a força de atuação no Congresso e junto ao Executivo. “Quando nos unimos, nossa força cresce exponencialmente. Hoje, quando levamos uma pauta ao Senado ou à Câmara dos Deputados, estamos falando em nome de milhões de pessoas, e isso muda completamente o peso das reivindicações nossas”, declarou Valfrido.
A atuação conjunta das entidades representativas já resultou em conquistas importantes , como a aprovação do PLP 8821, que beneficia os participantes.
“Quando as associações se unem, mostramos que somos uma voz forte e unificada. Esse é o caminho para proteger o patrimônio dos nossos aposentados e garantir que direitos fundamentais, conquistados com muito esforço, não sejam retirados”, reforçou Valfrido.
Depoimentos dos Líderes das Associações: A Força da União
A importância da união foi reforçada por outros líderes presentes no evento. José Alves, presidente da AAC (Associação Nacional dos Aposentados dos Correios), destacou como a cooperação entre as associações de diferentes estatais tem sido vital na defesa dos direitos previdenciários. “Nossa parceria com as demais associações já deu frutos, e certamente vamos continuar juntos. Como sempre digo, ‘juntos somos mais fortes’ – e isso não é só um slogan, é uma realidade”, afirmou Alves, ressaltando o impacto positivo da pressão conjunta política.
Augusto Carvalho, presidente da ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), que, em decorrência de motivos de saúde, fez uma pronunciamento em vídeo, enfatizou a importância do evento como um espaço de troca de experiências. “Nós estamos muito voltados para a discussão da reforma tributária, especialmente voltada para a defesa de nossos fundos de pensão e de nossos planos de saúde. Nós estaremos aqui para ombrear junto com vocês as decisões que vierem a ser tiradas desse evento para que possamos dar sequência no parlamento e no judiciário, enfim, às lutas comuns que teremos pela frente.”
Vania Lacerda, presidente do Conselho Fiscal da ANIPA (Associação Nacional Independente dos Participantes da Funcef), destacou a necessidade de vigilância constante sobre os fundos de pensão, frente às pressões externas e influências políticas. “Achar que um fundo de pensão se administra sozinho é um erro. precisamos estar vigilantes. A influência política sobre esses fundos é uma realidade, e nosso papel como associação é fiscalizar cada decisão que impacta o patrimônio dos nossos associados”, reforçou Vania.
Presença de Liderança e Compromisso com a Cooperação
Além da FENACEF e das demais associações, o AMBEP 360º contou com a participação de outras lideranças de destaque. Henrique Jäger, presidente da Petros, destacou o valor dos programas de proximidade com os beneficiários, afirmando que “o contato direto é essencial para construir soluções eficazes”. Já Clebson Feitosa Porto Barauna , gerente de Relacionamento da Saúde Petrobras, enfatiza a importância de estar ao lado dos associados, ouvindo e atendendo suas necessidades. João Luiz Hygino Brandão, presidente do Conselho Deliberativo da AMBEP, reforçou a importância do evento como um marco na defesa dos direitos previdenciários.
“O Papel das Associações na Defesa dos Fundos de Pensão” se mostrou um painel de força e união das entidades representativas, mostrando que apenas uma atuação coordenada pode garantir uma previdência segura e transparente para os aposentados e trabalhadores das estatais.
Assista abaixo ao evento AMBEP 360 na íntegra.