A pequena e acolhedora Barra de Santo Antônio, em Alagoas, tornou-se o epicentro de debates, pautas e informações primárias que impactam diretamente a vida dos mais de 50 mil aposentados e pensionistas da Caixa Econômica Federal. Entre os dias 2 e 5 de dezembro, o 44º Simpósio FENACEF reúne lideranças, entidades e participantes em um espaço que simboliza união, diálogo e compromisso com a transparência, marcas do maior encontro da categoria em todo o Brasil.

Com uma programação voltada para a apresentação de informações confiáveis ​​e aprofundadas, o evento busca clareza sobre os temas que mais impactam os aposentados como a finalização do processo de redução do equacionamento, a melhoria do Saúde Caixa e o ajuste das metas atuariais dos planos de previdência complementar da FUNCEF .

Logo na abertura, o tom foi de esperança e determinação, com representantes das principais entidades dos aposentados e trabalhadores da ativa reafirmando o compromisso com os direitos de seus representados. Um dos pontos altos foi a valorização do ecossistema de união entre as entidades e a necessidade de transparência para a superação dos principais desafios dos aposentados e pensionistas.

A mesa de abertura foi composta por representantes de importantes entidades, além da FENACEF, como FENAE, FENAG, ANIPA, FUNCEF e a própria Caixa, além de lideranças locais. Cada discurso refletiu a priorização por objetivos comuns – saúde financeira, bem-estar dos participantes e o fortalecimento da Caixa como empresa pública.

A força do diálogo
Ivan Gonçalves Theisen, presidente da ANIPA

O representante da ANIPA celebrou o avanço conquistado em 2024, atribuído à abertura de canais de diálogo com a FUNCEF. “Foi um ano positivo porque finalmente conseguimos abrir portas que estavam fechadas. Hoje, participamos de discussões e decisões com mais clareza. Continuaremos trabalhando juntos para que as mudanças sejam aprovadas e tragam melhorias reais para todos”, afirmou.

Uma voz coletiva para avançar
Marconi Apolo Dutra Araújo, presidente da FENAG

Marconi enfatizou a importância da articulação conjunta das entidades para transformar perdas em vitórias. “Quando falamos com uma só voz, nossas pautas ganham força. Defendemos o Saúde Caixa, uma FUNCEF sólida e a Caixa como empresa pública. Esses temas vão muito além da nossa categoria, são bandeiras para o Brasil”, pontuou o dirigente.

A arte do encontro
Sérgio Takemoto, presidente da FENAE

Inspirado pela frase de Vinícius de Moraes – “A vida é a arte do encontro”, Takemoto destacou que, mesmo em meio a divergências pontuais, o bem-estar dos aposentados e trabalhadores e aposentados é um ponto comum entre as entidades. “Nosso objetivo é comum: garantir qualidade no Saúde Caixa, estabilidade na FUNCEF e uma Caixa 100% pública. Isso exige união e informação clara para evitar desinformações que geram insegurança”, disse o dirigente.

Relacionamento e comunicação em foco
Gustavo Portela, diretor de Investimentos e Participações da FUNCEF

Representando o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, Gustavo Portela falou sobre a importância do relacionamento entre a fundação e seus participantes, afirmando que a FUNCEF só existe porque os aposentados existem. “Nosso trabalho é voltado para vocês. Este simpósio é essencial para que possamos esclarecer dúvidas, compartilhar estratégias de investimentos e discutir temas sensíveis como a redução do equacionamento”, destacou.


Um momento histórico
Salete Cavalcanti, assessora especial da Presidência da Caixa

Representando o presidente da Caixa, Carlos Vieira, Salete destacou o alinhamento entre Caixa e FUNCEF – “algo que não era visto há anos”. Ela afirmou que o compromisso em agilizar a redução do equacionamento reflete um novo modelo de gestão, baseado no diálogo técnico e na transparência. Afirmou que o presidente Carlos Vieira tem se empenhado para garantir a aprovação da redução do equacionamento nos diversos órgãos, de forma que seja implementada ainda em Dezembro, ou no máximo para Janeiro.

O Papel do Simpósio como um espaço de união e de transparência
Valfrido Oliveira, presidente da FENACEF

Valfrido Oliveira encerrou a abertura do evento com um discurso firme e inspirador, lembrando que o Simpósio é mais do que um espaço de debates, é um ponto de encontro para fortalecer laços e unir forças pela defesa dos direitos dos aposentados.

“Nosso maior desafio é reunir as entidades e envolver todos os aposentados e pensionistas. Quando estamos juntos, conseguimos resultados maiores e mais rápidos. Este simpósio é um marco para fortalecer a união de nosso grupo e buscar soluções para os desafios que enfrentamos”, destacou o anfitrião do 44º Simpósio FENACEF.

Acompanhe ao vivo
Assista à íntegra da Abertura do Simpósio FENACEF e acompanhe o evento ao vivo pelo YouTube da FENACEF.

Confira também algumas imagens da abertura do 44º Simpósio FENACEF.