A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) aprovou hoje (18/07) a proposta de redução das taxas de equacionamento do REG/Replan Saldado, construída em conjunto pela FUNCEF e CAIXA, e potencializada pela FENACEF e seus mais de 50 mil aposentados. A decisão representa um passo fundamental para garantir alívio financeiro aos aposentados e pensionistas, que há anos arcam com os equacionamento.

Agora, a medida segue para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), última instância antes da implementação definitiva da redução, que prevê 43% de redução do equacionamento no plano REG/Replan Saldado.

O presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, afirmou que dará celeridade para a conclusão do processo. “Nós vamos enviar ainda hoje a documentação para a Previc para que a aprovação da redução das taxas do equacionamento saia o mais rápido possível, dando alívio aos nossos participantes do REG/Replan Saldado”.

A aprovação da SEST não aconteceu por acaso. Foi o resultado de meses de pressão e mobilização intensa da FENACEF, das AEAs e dos próprios aposentados e pensionistas da Caixa.

Com a aprovação na Previc, a redução poderá ser aplicada já na folha de pagamento de março de 2025, com retroatividade a janeiro, garantindo um orçamento importante para os aposentados.

O presidente da FENACEF, Valfrido Oliveira , celebrou a decisão da SEST, mas ressaltou que a luta continua até a implementação completa.

“Estamos esperançosos com essa aprovação e seguimos acompanhando cada passo até que a Previc valide a medida. Esse foi um avanço conquistado com muita luta e mobilização, e só descansaremos quando essa redução estiver refletida nos contracheques dos aposentados”, concluiu o dirigente.

Acompanhe os desdobramentos dessa conquista e fique por dentro dos próximos passos!