A FENACEF questionou essa semana a CAIXA sobre a questão da vacinação da gripe para os aposentados até 60 anos que vinha sendo concedida até o ano passado e que não está contemplada em 2021. A consideração apresentada reforça a necessidade de manutenção, até como medida preventiva que diminui o custeio do Saúde CAIXA. 

A CAIXA explicou que até 2020 as despesas conveniadas eram do plano de saúde mas, por ajuste e entendimento, a questão de vacinação foi transferida à área de Saúde, fora do Saúde CAIXA e, assim, assumindo a despesa somente para os ativos da empresa. 

A Federação procurou conduzir a discussão ao nível do GT Saúde CAIXA, onde tem a representação dos participantes, porém a alegação foi de que o foco de trabalho no grupo é a discussão sobre custeio e manutenção do plano, gerando propostas nesse sentido. 

A FENACEF entende que, infelizmente, em 2021 não se consegue mais incluir os aposentados até 60 anos na campanha de vacinação, mas o assunto não foi abandonado. 

Foi encaminhado ofício à GERET e VIPES, buscando agenda para novos canais de interlocução do Saúde CAIXA, com os novos gestores e para abrir caminho para discussão sobre os movimentos de prevenção à saúde (que incluem a questão da vacinação dos participantes do plano de saúde).