No dia 09/02/22 Terça-feira a FENACEF  se reuniu com a Administração da CAIXA, para tratar dos assuntos relacionados com o SAÚDE-CAIXA, essa demanda foi gerada pelo grande numero de reclamações nas Redes Sociais e principalmente junto às AEA’s em diversos locais do país. 

O   objetivo  da reunião foi de estabelecer parceria e buscar explicações e  soluções para os  diversos problemas de atendimento que têm sido reportados  pelos aposentados. 

Pela Caixa, participaram, como Gerente Nacional da GESAD, Rodrigo Santiago Pereira e, pela Gerencia Nacional de Relações Trabalhistas, Janaina Bosa Daniel e Marisa Batista de Jesus. 

A FENACEF esteve representada por seu presidente, Edgard Lima, pelo presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Alberto Melo, e pela diretora da APEA/SP Vania Lacerda. 

Edgard iniciou  a reunião manifestando preocupação com o grande volume de descredenciamentos observados no ultimo ano,  a demora e até a falta de retorno nas autorizações prévias e reembolsos e a espera exagerada nos canais da Telemedicina, entre outras questões.

Rodrigo Santiago afirmou que, devido à substituição da empresa contratada , o trabalho da Central de Atendimento está  ainda em fase de adaptação, num processo paulatino que deve terminar no próximo mes de Abril de 2022. No entanto, já se observa que o estágio  atual é de volta à normalidade.  O presidente Edgard pediu  celeridade no treinamento e capacitação dos atendente

Quanto aos descredenciamentos, Rodrigo Santiago informou que o volume de credenciados em 2020 era  de 21.750 e de 2021 passou  a 21.520, configurando 230 descredenciamentos efetivos. A maioria deles por  estarem há mais de 12 meses sem nenhuma prestação de serviço, distorcendo a eststística do numero de credenciados.  Também informou que a  falta de pagamento dentro dos prazos contratuais afeta hoje 1% do quadro de credenciados, e que esses problemas estão sendo tratados. 

Em muitos casos o credenciado  tem responsabilidade pelos atrasos. A necessidade de informação atualizada de credenciados e descredenciados será atendida com a emissão de relatório trimestral já a partir de março próximo, e será  encaminhado à mesa de negociação e Conselho de usuários.

O executivo foi questionado sobre a demora e falta de informação aos usuários, nas Autorizações Prévias e pedidos  de Reembolso. 

Ao que Santiago, respondeu que entrará no ar um sistema de acompanhamento dos pedidos que permitirá ao beneficiário identificar a tramitação, localização e status do processo em tempo real. Esse novo sistema já está em fase piloto, com os empregados da ativa, e será estendido aos  aposentados e pensionistas após atualização cadastral que deverá ser efetivada nos proximos meses. Esse novo serviço estará disponível no aplicativo do Saude Caixa, e o prazo estimado é até Julho/22.

Quanto aos reembolsos, frisou que o Saúde Caixa trabalha com prazos  bem  menores  que os estabelecidos pela ANS.  A meta é de 05 dias após o encaminhamento, sendo que o normativo da ANS prevê até 30 dias.  

Quanto à Telemedicina , a FENACEF ponderou   que o serviço é de extrema importância, e deve  ficar pois é  muito bem aceito, mas,  que gerou grande estresse pelas filas imensas de aguardo de atendimento, tendo sido relatados casos de mais de 1.000 pessoas em espera de atendimento.  

Rodrigo  confirmou a demanda gigantesca,  não só no SAÚDE CAIXA como em todos os outros planos, pois trata-se de procura  atípica, gerada pela variante Ômicron, que aumentou significativamente  a demanda  por esse canal de consulta médica .  Salientou que houve contratação de reforços, e o atendimento atual  está  se aproximando  da normalidade, com tempo de atendimento reduzido para  até 01 hora.

O presidente do CD FENACEF, Carlos, questionou as ocorrências de débitos  em atraso   sendo cobrados dos usuários. Estes débitos muitas vezes atingem valores além da capacidade de saldamento.   Rodrigo Santiago explicou que o plano tem buscado o equilibrio do plano como um todo e  que a área está aberta  à negociação  desses valores, se necessário, com parcelamento para se enquadrar na capacidade financeira do usuário. Também as orientações quando da notificação do débito é encaminhada tempestivamente  ao usuário.

A FENACEF reiterou   a necessidade de reforçar a transparência e a tempestividade nas  informações, sempre que o plano apresente alguma  dificuldade que possa repercutir no atendimento do plano.

É preciso ter um olhar voltado aos usuários/beneficiários, principalmente aos aposentados e pensionistas que por vezes tem menor condição de interatividade com as modernas tecnológias. Argumentou Edgard

“Estabelecemos um canal mais direto de interlocução e pretendemos continuar acompanhando, cada vez mais de perto, as condições de atendimento e assistência, sempre no objetivo de colaborar com um Plano cada vez melhor e com o bem estar dos usuários.” Respondeu o erente da Gesad

Nesta reunião ficou claro que estas demandas precisam de medidas   regularizadoras,  e a   Caixa, na condição de responsável pela gestão e administração do plano, deve providenciar URGENTEMENTE o adequado atendimento aos usuários.No dia 09/02/22 Terça-feira a FENACEF  se reuniu com a Administração da CAIXA, para tratar dos assuntos relacionados com o SAÚDE-CAIXA, essa demanda foi gerada pelo grande numero de reclamações nas Redes Sociais e principalmente junto às AEA’s em diversos locais do país.