A iniciativa recebeu contribuições de 100 assistidos, de 11 estados brasileiros e do DF, e apontou problemas na rede credenciada como principal preocupação
Defendendo os interesses de mais de 60 mil aposentados no Brasil, a FENACEF, por meio de sua representação no Conselho de Usuários do Saúde Caixa, acaba de consolidar um levantamento nacional, realizado em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal, com críticas e sugestões de melhorias no plano de saúde.
O levantamento foi feito por meio de consulta junto aos associados das AEAs dessas regiões e recebeu sugestões de 100 assistidos sobre temas importantes no dia a dia da relação dos aposentados com o plano de saúde.
Dentre as questões mais citadas no levantamento, a rede credenciada do Saúde Caixa foi a que mais despertou preocupação entre os respondentes. O tema foi citado por mais de 35% deles, sendo que a falta de profissionais e estabelecimentos de atendimento à saúde e os descredenciamentos se mostraram as questões mais críticas nesse quesito.
Problemas no atendimento, que concentrou 23% das respostas, também tiveram destaque no levantamento. Entre as principais reclamações estão a demora na marcação de consultas e a falta de atualização de informações das redes credenciadas.
Na sequência, a necessidade de processos mais transparentes no plano (17%), os problemas de comunicação e canais de atendimento (10%), as dificuldades e burocracia para obtenção de reembolso de despesas médicas (8%), cobranças indevidas (4%) e deficiências nos sistemas utilizados no Plano (3%), também constaram no rol de preocupações dos assistidos.
Para Márcia Kramberck, Conselheira Eleita do Saúde Caixa e responsável pelo levantamento, a iniciativa está dentro das responsabilidades do Conselho em monitorar e buscar aprimoramento contínuo do desempenho do plano. “Fizemos este levantamento para propor melhorias essenciais no Saúde Caixa. Trata-se de uma iniciativa importante de entendermos na prática as principais dificuldades dos usuários do plano e, ao mesmo tempo, levar insights importantes para a sua melhoria”, ponderou a Conselheira.
O levantamento foi consolidado em um documento de 45 páginas e encaminhado à Gerência Nacional da GESAD, no último dia 15. Agora, de acordo com Márcia, as mais de 100 contribuições serão monitoradas nas reuniões trimestrais do Conselho e em reuniões extraordinárias, se necessário for.
Segundo Edgard Lima, presidente da FENACEF, a melhoria do Saúde Caixa é uma das bandeiras de maior importância para a entidade e que não medirá esforços para buscar soluções para isso. “Nossa prioridade é representar os interesses de nossos associados e dos mais de 60 mil aposentados da Caixa, e a garantia de uma assistência médica de qualidade está entre os principais pilares dessa atuação. Nesse sentido, vamos continuar a cobrar melhorias e propor soluções, com inteligência e espírito coletivo para que essas melhorias de fato aconteçam”, enfatizou o dirigente.